ṣri K.Pattabhi Jois, fundador do método, falecido em 2009. |
Uma forma de praticar Hatha Yoga, porém de forma dinâmica e e fisicamente intensa. O Aṣṭāṅnga Vinyasa Yoga se caracteriza por se tratar de 6 séries fixas de posturas, nas quais os movimentos ligam uma postura a outra seguindo a respiração. O praticante vai avançando dentro de uma das séries e depois de uma série para outra a medida que vai conquistando os ásanas (posturas) gradativamente.
O que torna a prática de Aṣṭāṅga Vinyasa Yoga uma forma de Hatha Yoga tão vigoroso, são Ujjayī Prānāyāma, e a tríade Vinyasa, Bandhas e Dṛiṣṭis, como segue:
Ujjayī Prānāyāma é a forma de respirar durante a prática, também conhecida como respiração "vitoriosa", pelo vigor que traz à prática. Caracteriza-se pela inspiração e exalação, sempre pelas narinas procurando direcionar o ar para todas as partes dos pulmões (alta, média e baixa, ou seja, respiração completa ou yóguica), passando pelos seios da face, e controlando a passagem do ar pela garganta, com uma suave contração da glote até conseguir seu fechamento parcial. O atrito do ar na glote vai produzir um suave som sibilante, como um sussurro, que permite o praticante manter-se atento e consciente de cada respiração. O fechamento da passagem do ar na glote faz com que este circule mais pelos seios da face, que por ser uma região muito vascularizada, aquece o ar, produzindo uma espécie de "febre" que auxilia na eliminação de toxinas.
Vinyasa trata-se da ligação entre cada āsana usando a respiração. O praticante, dentro de cada inspiração ou exalação, executa um determinado movimento que o leva de uma postura a outra de forma harmoniosa.
A prática tem início com a vocalização do mantra de abertura (Aṣṭāṅga Yoga Mantra), execução do Surya Namaskar (saudação ao Sol) A e B, seguidos das posturas em pé, posturas sentadas (inclui flexões e torções) e então posturas invertidas (primeira série de seis).
As aulas em grupo servem como instrumento para se criar o hábito e adquirir condições físicas e mentais para sua prática pessoal diária, o que não exclui a importância da orientação do seu professor.
Desfrute de sua prática, com segurança e respeito a si e aos outros, tendo em mente e no coração que a prática de āsanas, mesmo numa sequÊncia completa como de Aṣṭāṅga Vinyasa Yoga, é apenas uma parte da prática o yoga, como descrito nos Yoga Sutras de Patāñjali, como Aṣṭāṅga Yoga (os oito passos do yoga).
Não posso deixar de expressar minha gratidão ao fundador, ṣri K.Pattabhi Jois, pelo método e pelos anos de dedicação em propagar seus ensinamentos, e às professoras Jimena Marques e Mariana Kaiatt, que me iniciaram respectivamente, como praticante e como professora de Aṣṭāṅga Vinyasa Yoga.
Aṣṭāṅga Vinyasa Yoga
Para ouvir ṣri K.Pattabhi Jois entoando Aṣṭāṅga Yoga Mantra, clique aqui!
Para assistir uma aula conduzinda por ṣri K. Pattabhi Jois:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.